Aquilo que era motivo de piada é agora uma das maiores qualidades do Alentejo. Rumo à planície do ritmo lento, reunimos 14 hotéis onde a arquitetura foi pensada para respeitar a natureza.
O nome veio de Angola para morar numa herdade alentejana, e de certa forma as duas geografias estão ligadas aos proprietários. Tozé nasceu no país africano, Catarina é filha do anterior dono da propriedade em Barrancão, entre Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, conhecida como Herdade dos Cravos Vermelhos e que em tempos funcionou como unidade coletiva de produção. Nos últimos anos, o casal cansou-se da vida na cidade, pôs a casa de Lisboa à venda, comprou o terreno e acaba de se mudar para o campo. A mudança vem acompanhada de um projeto quase tão grande como os 110 hectares: ter uma unidade de turismo rural, uma grande produção de ovos biológicos, legumes para abastecer um pequeno restaurante, uma oficina de cerâmica com workshops, uma loja com produtos selecionados, sabonetes artesanais e até uma queijaria com queijos das ovelhas que andam soltas pela propriedade.
A parte do hotel abriu no verão e ocupa as antigas casinhas dos trabalhadores com quatro quartos de casal e três apartamentos (T1 e T2) equipados com cozinha e salamandra. O ambiente de casa de campo respira-se em cada um deles, e toda a decoração – a cargo de Sofia Albuquerque, do Sal Atelier – privilegia os materiais naturais e transmite uma simplicidade cuidada, muito slow living. Uma das peças de assinatura é o candeeiro por cima da mesa da cozinha da casa principal, onde são servidos os pequenos-almoços: está preso num ramo seco tão grande que parece uma árvore inteira e marca o tom de uma divisão toda ela especial. Nessa zona social, feita em open space, há ainda vários recantos para ler um dos livros da Gestalten espalhados pelo espaço ou até dar uns toques no piano, e ainda um alpendre com toldos de palhinha junto à piscina. Quando toda a herdade estiver a funcionar, a ideia é que os hóspedes que estiverem nos apartamentos possam ir de bicicleta servir-se na horta. Cuidado com o cão. Neste caso, com a chihuahua Ginja, por ser tão pequenina.